Uma das coisas que você precisa para seu site é um domínio na internet, além da hospedagem. Mas o que é exatamente um domínio? Nesse post vou te explicar de forma clara e simples, o conceito de domínio para te ajudar a entender o que é um domínio e como ele funciona.
O que é um domínio?
Um domínio é o endereço único que identifica um site na internet. É a sequência de caracteres que você digita na barra de endereços do seu navegador para acessar um site específico. Por exemplo, “www.meusite.com” é um exemplo de domínio.
O que compõe um domínio?
Um domínio é composto por duas partes principais: o nome de domínio e a extensão de domínio. O nome de domínio é o termo personalizado que você escolhe para representar seu site, como “meusite”.
A extensão de domínio, também conhecida como TLD (Top-Level Domain), é a parte final do domínio, como “.com”, “.net”, “.org” e assim por diante.
Os tipos de extensões de domínio são:
As mais comuns são “.com”, “.net” e “.org”, que são usadas para fins comerciais, gerais e organizações, respectivamente. No entanto, existem também extensões de domínio específicas para setores, como “.edu” para instituições educacionais, “.gov” para sites governamentais e assim por diante.
É importante escolher uma extensão de domínio que seja relevante para o seu site e público-alvo. Como por exemplo, se o público da sua empresa for exclusivamente brasileiro, o ideal é que domínio seja “.com.br”. Mas se for um público internacional, o “.com” vai te atender melhor.
Como escolher um nome de domínio? Qual vai ser o endereço do seu site?
O seu domínio é o nome da sua empresa na internet, mas leve em conta alguns fatores:
- Esse domínio precisa ser nome e de fácil memorização. Imagina dizer o nome dele para alguém na rua, vão lembrar ao chegar em casa?
- Evite o uso de caracteres especiais ou hifens, pois isso pode tornar o domínio mais difícil de digitar e lembrar.
- E ele precisa estar disponível, você descobre isso na hora de registrá-lo.
Como registrar um domínio na internet
Agora que você já sabe o que é um domínio, é preciso registrá-lo. E existem várias empresas que oferecem esse serviço, algumas junto já com o serviço de hospedagem de sites, o que na minha opinião, facilita muito a vida para não lembrar de pagar mais de uma coisa e sim, tudo junto.
A melhor empresa para registrar um domínio “.com.br” é a Registro.Br – qualquer outra na verdade, são apenas provedores de serviços.
Para registrar outras extensões de domínio, como “.com”, “.net” e “.org”, você vai usar uma empresa de hospedagem mesmo, como a Hostgator ou a Hostinger.
Ao registrar um domínio, você precisará fornecer suas informações de contato e pagar uma taxa anual pelo uso do domínio. É importante renovar seu registro de domínio regularmente para evitar que ele expire e fique disponível para outras pessoas.
Paguei e agora? Conectando o domínio a um site
Depois de registrar um domínio, é necessário associá-lo a um servidor de hospedagem.
Um servidor de hospedagem é onde os arquivos do seu site são armazenados e disponibilizados na internet – clique aqui e leia “Como escolher uma boa hospedagem de site” 💙
Geralmente, o registrador de domínios oferece a opção de vincular o domínio a um servidor de hospedagem existente ou fornecer serviços de hospedagem como parte do pacote.
Enfim, espero que você tenha entendido o que é um domínio e porque ele é um serviço a parte do meu orçamento na criação de sites.
Uma dica extra aqui é: registre todas as extensões possíveis de dominínio da sua empresa para não correr o risco de um concorrente ter o mesmo nome porém com uma extensão diferente 😉
Lembre-se que ter um site é fundamental para ser encontrado na internet e trazer credibilidade a sua marca, mesmo que seja apenas um site informativo. Redes sociais podem cair a qualquer momento e o site é sempre seu.
Então, entre em contato hoje mesmo e faça seu orçamento sem compromisso!
Um beijo